Os aplicativos se transformaram num grande aliado do gestor de frotas, possibilitando maior controle e organização das atividades de rotina. Eles ajudam a melhorar os procedimentos e controles internos, proporcionam economia de tempo, o que se traduz em maior eficiência e rentabilidade para a empresa. Entres os recursos oferecidos pelos apps estão otimização e acompanhamento das rotas, análise de comportamento dos motoristas e possíveis infrações cometidas, além de controle de custos.

Você talvez tenha até esquecido, mas antes dos apps, era preciso preencher um calhamaço de formulários burocráticos para controlar os serviços realizados em postos de gasolina, a jornada de trabalho de motoristas e roteiros percorridos e o histórico de serviços. Hoje, com os aplicativos é possível que gestor e motorista tenham controle sobre informações como despesas, postos mais próximos e até bloqueio do cartão de combustível em caso de perda ou roubo, além da geração de relatórios com todas as informações necessárias, parametrizadas conforme a necessidade.

Conheça três apps que podem otimizar o trabalho do gestor de frotas:

1.CTF BR-Frota

O aplicativo do CTF BR-Frota está de cara nova e teve suas funcionalidades aprimoradas. É uma ferramenta que permite aos usuários do cartão de combustível CTF BR-Frota, motoristas e gestores de frota, acesso ao saldo disponível para os serviços realizados em postos de gasolina (abastecimento, troca de óleo, lavagem e outros) . Permite também a consulta do histórico de transações realizadas e, em caso de perda ou roubo, o cartão pode ser bloqueado diretamente pelo app. A ferramenta também disponibiliza a localização e traça uma rota para os postos da rede Petrobras.

2. Meu Nuvvel

Com o objetivo de evitar desperdícios com a manutenção dos veículos, a Nuvvel desenvolveu um app que permite o rastreamento da carga durante todo o trajeto, redução de custos, otimização e inteligência de frota. O aplicativo permite monitorar como o motorista está dirigindo e como é a sua jornada de trabalho, o que é importante para o gestor controlar o número de horas extras. O app possibilita ainda controlar o excesso de velocidade, o tráfego em áreas não permitidas e alertas e notificações sobre os locais da rota utilizada pelos motoristas, que auxiliam tanto na rotina do gestor da frota quanto do motorista.

3.STI

Desenvolvido para auxiliar na rotina de gestão de frotas, pela STI Soluções em Tecnologia da Informação, o app, que utiliza telemetria, permite ao gestor localizar o veículo em tempo real e identificar sua situação, se está parado ou em trânsito, velocidade e referência no mapa. O gestor consegue acompanhar o comportamento do condutor, possíveis infrações, com o intuito de evitar o crescimento no número de acidentes, e desperdícios de combustível. O aplicativo também gera alertas e notificações sobre o tempo de descolamento do veículo entre um destino e outro e tempo de jornada do condutor.

Bônus: app CTF Frota

Neste ano a CTF também lançou um app completo para os usuários do cartão CTF Frota! Nele é possível obter o saldo do seu cartão, visualizar as últimas transações, localizar ou traçar rota para o posto mais próximo, e ainda realizar o bloqueio do seu cartão em caso de perda ou roubo. Confira!

Você já usou algum desses apps? Tem algum aplicativo que ficou fora da lista? Conta pra gente! E não esqueça de assinar a nossa newsletter!